top of page

SOBRE

EL PATIO -

TAPAS BAR

Quem somos?
 
Um espaço aconchegante e agradável para petiscar. Com deliciosas tapas, excelentes vinhos e uma inigualável Sangria!
 
Conceitado inspirado nas famosas Tapas Espanholas, ao qual juntamos os melhores petiscos portugueses, acompanhados pela conhecida simpatia portuguesa!
 
Uma decoração toda ela pensada e construida pelos propritários com o objectivo de oferecer o maior conforto aos seus clientes.

O que são Tapas?

 

Tapas são uma grande variedade de aperitivos, ou lanches, na culinária espanhola. Elas podem ser frias (como azeitonas temperadas, enchidos ou queijos) ou quentes (como tortilla, pimentos padrón ou calamares). Em Espanha, os clientes de tapas podem pedir muitas tapas diferentes e combiná-las para fazer uma refeição completa. Em alguns países da América Central, tais lanches são conhecidos como "bocas". No México, as variedades vegetarianas de pratos similares são chamados de "botanas."

O propósito das tapas é incentivar a conversação, porque as pessoas não estão tão focadas em comer uma refeição inteira e ao mesmo tempo partilham dos mesmos sabores e experiências.

História das Tapas

 

 A palavra "tapas" é derivada do verbo espanhol tapar, ou  "cobrir". Antes do século 19, as estradas europeias encontravam-se em más condições. Algumas eram originalmente antigas estradas romanas, ou caminhos que datam da Idade Média. Viajar era lento e cansativo.As posadas, albergues ou bodegas, cresceram ao longo das estradas, oferecendo refeições e quartos, além de cavalos ​​para os viajantes. Uma vez que poucos proprietários sabiam escrever e poucos viajantes sabiam ler, as estalagens ofereciam aos seus hóspedes uma amostra dos pratos disponíveis, numa "tapa". Na verdade, uma "tapa" era (e ainda é) uma pequena porção de qualquer tipo de cozinha espanhola.

 

De acordo com The Joy of Cooking, as tapas originais eram fatias de pão ou carne, que os bebedores de xerez em tabernas andaluzes utilizavam para cobrir os copos entre goles. Esta foi uma medida prática destinada a evitar as moscas de fruta que pairavam sobre os copos. A carne utilizada era normalmente presunto ou chouriço, ambas muito salgadas e que provocam sede. Devido a isso, os proprietários de restaurantes criaram uma variedade de tapas para servir com o xerez, aumentando assim as suas vendas de álcool. As tapas tornaram-se, eventualmente tão importantes como o xerez.

 

As Tapas evoluíram com a própria história Espanhola incorporando novos ingredientes e influências. A maior parte da Península Ibérica foi invadida pelos romanos, que introduziram a azeitona e métodos de irrigação. A descoberta do Novo Mundo trouxe a introdução de tomates, pimentos e pimentão, milho e batatas. Estes alimentos foram rapidamente aceites e cultivados pela fácil adaptação ao clima de Espanha.

bottom of page